ESPERANTINÓPOLIS | Hospital Santa Marta é reconstruído e inaugurado


A população de Esperantinópolis (MA), comemora a inauguração da do novo Hospital Santa Marta, realizada na quinta-feira (25).

A estimada unidade de saúde tem mais de 40 anos de existência; no governo do prefeito Aluisinho, além de ser reconstruído, o hospital foi modernizado e equipado com mobiliários novos, de qualidade e aparelhos médicos de última geração. O Santa Marta de Esperantinópolis passa a ser um dos hospitais municipais mais modernos do interior do Maranhão.

Uma multidão de esperantinopense atenderam ao convite e compareceram ao evento de inauguração. Todos estavam felizes já que Esperantinópolis passa a dispor de um hospital público instalado em prédio apropriado, bem estruturado, bem equipado, que terá condições de oferecer excelente atendimento.

Após a grande reestruturação, o Hospital Santa Marta conta com 35 leitos, em ambientes climatizados. O hospital oferece atendimento de urgência e emergência, além de realizar consultas, internações e procedimentos cirúrgicos.


Quem estiveram presentes:

Participaram da inauguração, além do prefeito Aluisinho do Posto, os deputados federais Hildo Rocha e Pedro Lucas; os deputados estaduais Adelmo Soares e Antonio Pereira; a vice-prefeita Irene Arruda; o Secretário de Saúde, Joelson Brito; a diretora do Hospital, Rosângela Felix; o médico Dr. Fred;  e os vereadores Hudson Brito (Presidente da Câmara) Eudivania; Braquiara; Leandro;  Mirraylove; Rizomar Cristina Filho; vice prefeito de Igarapé Grande, Totota; o vice-prefeito de Dom Pedro Lucian; o presidente da Câmara de Lago da Pedra Cícero Amaro; as lideranças Jhulio de Poção de Pedras; Flávio Castro de Pedreiras; destaque para blogueiros e jornalistas de vários municípios do estado.


Discursos

Em discurso, o prefeito Aluisinho bastante emocionado lembrou seu governo teve alegria de reconstruir o importante hospital de Esperantinópolis e agradeceu os recursos dos deputados federais.

"Esse é um sonho que esperam há muitos anos. Lembrem-se de quantos já passaram por aqui, como nossos ex-prefeitos, mas que coube a nós a missão de reconstruir o hospital, junto com mais dois filhos dessa cidade: os deputados Pedro Lucas e Hildo Rocha. Sem eles aqui, talvez eu não conseguíssemos chegar a esse momento; junto com nossa equipe, nessa obra há recurso do município, mas também há recurso federal enviado pelos dois, que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade. Sou muito grato, pois Esperantinópolis vai votar em deputados que mostram trabalho, não pelo que prometem, mas pelo que fizeram pelo povo."

"Dos 217 municípios que receberam recursos do governo federal, 11 mostraram para o Ministério Público para onde foram os recursos. E Esperantinópolis está incluso nesse número, aqui está o fruto de nosso esforço, esse hospital é uma demonstração de que estamos prestando as contas, uma demonstração do nosso comprometimento firme. Nossa resposta se trata dessa grande estrutura, um espaço com potencial para fazer a melhor saúde da região."

O ex-prefeito Dr. Raimundinho, marido da vice-prefeita Irene, destacou a importância das mulheres para o Hospital.

“80% ou 90% do corpo de funcionários do Hospital e Maternidade Santa Marta é composto por mulheres, também a grande maioria das pessoas que procuram atendimento são mulheres. São elas que em Esperantinópolis protagonizam a saúde. Nesse hospital tem uma equipe que conheço há muitos anos, e sei que trabalha de maneira competente para atender o povo. Não é só de paredes e prédio que se faz uma boa saúde, isso se faz também com equipamentos e material humano. Quem dera eu, quando fui prefeito, ter ganho essa oportunidade que Aluisinho teve. Quando vi que o “Prefeito Máquina” estava fazendo essa grande contribuição, cheguei à conclusão de que não há motivo para sermos opositores, concluí mais do que nunca que devemos unir forças, pois nossa união é que trará a vitória para Esperantinópolis.”

Deputado Hildo Rocha destacou a disposição do prefeito Aluisinho na busca de recursos para beneficiar o município de Esperantinópolis, mesmo em período de pandemia.

“Deus iluminou o caminho do prefeito Aluisinho, do Fred, do Joelson e de dona Cristina, para que essa obra fosse realizada. Quero lembrar vocês que no ano passado, estava eu na Câmara dos Deputados em plena pandemia, e o primeiro prefeito que me apareceu foi Aluisinho, indo atrás de recursos para Esperantinópolis. Os frutos dessa determinação já estão aparecendo; fico feliz em contribuir para isso e ver a alegria no rosto dos moradores. Passei 31 dias no hospital, quando fui acometido pela covid-19, uma experiência que não desejo para ninguém, mas quem passar por isso, terá conforto e será muito bem atendido no Hospital Santa Marta, pois o espaço e os equipamentos que estão à disposição são iguais aqueles a que fui submetido na minha internação. Parabéns à população de Esperantinópolis pelo grande prefeito que tem.”

O médico e ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Fred, em sua fala, ressaltou a responsabilidade do prefeito Aluisinho em usar os recursos financeiros que recebe na execução de obras.

“Em se tratando da gestão de Aluisinho do Posto, estamos tendo certeza de duas coisas: a primeira é de que quando há uma obra, ela é executada da melhor maneira possível, pois cada centavo é colocado no lugar certo pelo progresso do município. A segunda é que se alguém repassar recursos para Esperantinópolis, sempre haverá retorno, e é por isso que o apelido de "Máquina" cabe muito bem para Aluisinho”, assegurou.

O Secretário de Saúde do Município, Joelson Brito, também afirmou que a partir de agora os profissionais do setor passarão a dispor de boas condições de trabalho. 

“Agora os profissionais da Saúde do nosso município passarão a trabalhar num ambiente apropriado, terão as condições necessárias para o bom desempenho das suas atividades e os pacientes terão um espaço ideal para se recuperar. Nós fazemos a saúde acontecer independente de prédio novo. Essa estrutura renovada vai ser um suporte a mais para essa qualidade que todo povo de Esperantinópolis merece. Dedico esse momento a todos os servidores que trabalharão nessa linda obra, pois são eles que a partir de agora irão cumprir o seu valioso dever para os moradores”, garantiu Joelson.


Servidora efetiva do município há 21 anos, Rosângela Felix, diretora do Hospital Santa Filomena, disse que a entrega da obra simboliza a materialização de um sonho.

“Conheço a história da Saúde Pública de Esperantinópolis há 21 anos e posso afirmar com propriedade que estamos vivendo a realização de um sonho do prefeito Aluizinho e da população que passa a dispor de atendimento mais digno”, disse Rosângela.
Mais em frente, a secretária falou da expetativa dos moradores em conhecer o novo hospital.

“Algumas pessoas tinham curiosidade de saber como estava ficando a nova cara do hospital, ao convidarmos para entrar, elas comentavam que tinham a sensação de estar em outro lugar, pois nunca imaginaram que um hospital desse nível estaria em Esperantinópolis. Temos orgulho de hoje abrir as portas do Hospital Santa Marta para nossa população. Com esse prédio novo, com certeza daremos um trabalho mais digno, proporcionando mais conforto e tratamento especializado para o povo. Durante esses quatro anos da gestão do nosso prefeito, Alusinho conseguiu atingir mais de 67% de aprovação na área da saúde, mesmo com problemas na queda de receita. Agora, que o caminho está livre, temos a chance de superar ainda mais as expectativas”, externou Rosângela.


O comunicador e escritor pedreirense Joaquim Filho externou sua grata surpresa ao voltar a cidade de Esperantinópolis e encontrar um hospital bonito e equipado.
“Esperantinópolis é uma cidade que já conheço, tenho muitos amigos aqui. Confesso que fiquei surpreso ao visitar essa estrutura hoje, pois sou de uma época em que hospital público era quase como se fosse lixo. Hoje em dia, ver um hospital público nesse nível é algo que só vejo em Teresina, quando alguém tem condição de ir até lá. Dr. Fred falou muito, bem quando disse que saúde não é só prédio, é importante que tenha as especialidades e atendimento diário, pois uma coisa é chegar ao pico, e outra coisa é se manter lá. É importante mostrar essas realizações, para que a saúde de Esperantinópolis possa servir de exemplo para toda região.” Disse o poeta.


Deputado Pedro Lucas Fernandes parabenizou o prefeito e sua equipe por priorizar a saúde.

“Estou mais uma vez em Esperantinópolis, celebrando uma conquista para a população: a reinauguração do hospital Santa Marta, que foi reformado e ampliado. Parabéns ao prefeito Aluisinho e toda equipe. Melhorar a saúde é extremamente importante para a população”, disse o deputado.


O deputado estadual Adelmo Soares elogiou o prefeito e os servidores pelas conquistas.

“Quero dizer ao prefeito Aluisinho e sua equipe que é necessário ter zelo e amor pela coisa pública. Cada um de vocês deixarão sua marca, e não serão lembrados pelo que têm, mas pelo que fizeram para o povo. Quando fazemos bem feito, é uma semente boa que vai germinar. Aluisinho, você está dando à população a esperança maior, que é viver bem. Há um corpo de profissionais altamente qualificados envolvidos na saúde de Esperantinópolis, que querem oferecer o melhor para as pessoas, o que torna o município um diferencial para a região.”

Totota, vice-prefeito de Igarapé Grande destacou a qualidade da saúde em Esperantinópolis.

“É uma honra e um prazer sempre estar presente nas inaugurações de Esperantinópolis. Foram muitas, mas essa é especial, pois se trata do hospital que irá atender pessoas da região toda. Como podemos ver, é tudo de alta qualidade, muito bem organizado e bem equipada. O prefeito Aluisinho está de parabéns por proporcionar essa grande obra para os esperantinopenses.”

“Essa é uma conquista histórica para a população de Esperantinópolis que foi alcançada com o apoio do deputado federal Hildo Rocha. Nós precisávamos de recursos federais, eu solicitei o apoio do deputado Hildo Rocha, ele se prontificou em nos ajudar, lutou e conseguiu viabilizar os recursos. Portanto, ele foi um dos maiores parceiros nessa conquista, nesse sonho que hoje estamos realizando. Hildo Rocha é parte fundamental dessa história e nós agradecemos porque ele nos trouxe esse momento de felicidade”, finalizou o prefeito Aluizinho.























Publicidade:


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ficou muito lindo parabéns aluizinho Deus e de dá muita saúde paz alegria e amor pra vc vc merecer tudo de bom vc está de parabéns vc está em primeiro lugar quê eu conheço

    ResponderExcluir