PEDREIRAS - 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi um sucesso

“O Brasil e o Mapa da Fome”, esse foi o tema da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pela Prefeitura de Pedreiras por meio das Secretarias Municipais de Agricultura Pecuária e Pesca e de Assistência Social, nesta quarta-feira (04/09), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedreiras.
A programação contou com palestras: “A política de SAN no município: programas, equipamentos e financiamento”; “Avanços, recuos e importância do Sistema SAN (componentes) para o município, o Maranhão e o Brasil”. Serão realizados trabalhos em grupos e plenária para discussão das propostas a partir da conferência de 2017 e exposição de SAN+2.

Com ampla participação de agricultores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do vereador José Wilson (Fifa), de profissionais que atuam na área da segurança alimentar e nutricional, servidores municipais e sociedade civil, a conferência cumpriu seu papel de ser espaço de discussão e propostas visando melhorias para as políticas públicas desta área para o município de Pedreiras.
Prefeito Antônio França
“Sempre estamos monitorando, indo atrás dos agricultores oferecendo o nosso apoio para que possam trabalhar da melhor forma possível na produção dos alimentos para nossa região”, afirma Antônio Simplício “Didi Motos”, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca.

A secretária de Assistência Social, Sabrina Genneff, destacou os avanços do município de Pedreiras nas políticas de segurança alimentar e nutricional. “Fomos agraciados com o Restaurante Popular; o programa Bolsa Família; Programa de Alimentação Escolar, pelo PNAE que adquire os produtos dos agricultores para a produção da merenda para as escolas municipais. Com essa conferência poderemos conquistar muito mais para o nosso município levando as nossas propostas para a conferência estadual”, destaca.

“Nós já temos um trabalho voltado aos nossos agricultores e essa conferência vem para ampliar e fortalecer esse serviço. Temos muito cuidado e carinho por este trabalho porque toda a população é beneficiada com os alimentos produzidos pela nossa agricultura famíliar. Temos buscado investir o máximo possível nos produtos locais, levando para a merenda escolar, para a alimentação também dos nossos pacientes do hospital e oferecendo a toda a população através da Feira da Agricultura Familiar, que acontece mensalmente”, ressalta o prefeito Antônio França.

Confira o vídeo:
 
Na fase final da conferência foi realizada a eleição para a escolha dos delegados e suplentes  e as propostas que representarão o município na conferência regional.

Delegados:
Poder Público
Titular: Kleiser Silva Bezerra dos Santos (SEMAS/Pedreiras-MA)
Suplente: Gessica Andressa Alves da Silva (SEMAS/Pedreiras-MA)

Sociedade Civil
1º Titular: Josué Gomes da Silva (Associação Comunitária de Moradores do Povoado Olho D’água/Pedreiras-MA)
1º Suplente: Raimunda Maria do Nascimento (Povoado Olho D’água/Pedreiras-MA)
2ª Titular: Antônia Gonçalves de Sousa (Associação de Moradores do Povoado Santa Cantídia/Pedreiras-MA)
2º Suplente: Manuel Paulino de Sousa (Associação de Moradores do Povoado Santa Cantídia/Pedreiras-MA)
Propostas:
Resumo: 
A segurança alimentar é um direito de todos, então é necessária a reativação dos conselhos, para que as políticas públicas cheguem às comunidades de forma efetiva.

1 – Projeto Geladeira Solidária;
2 – Acompanhamento técnico no campo;
3 – Geração de Emprego e Renda
4 – Sistema de Convênios, reativar as parcerias (SEBRAE, SENAR, SENAI, dentre outros);
5 – Realização de Palestras e Oficinas;
6 – Incentivar o Produtor Rural;
7 – Aquisição de Propriedades e Equipamentos.










Publicidade:


Avenida Rio Branco - Pedreiras - MA 


Rua da Independência - Pedreiras - MA 

Postar um comentário

0 Comentários