Vinicius Louro concede Medalha Manuel Beckman a vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro

Em concorrida solenidade ocorrida na tarde desta quinta-feira (22), o deputado estadual Vinicius Louro (PL) entregou a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao vice-almirante da reserva da Marinha, Antonio Carlos Soares Guerreiro, atual presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., estatal vinculada ao Ministério de Defesa.

Nascido em 29 de dezembro de 1959, no Rio de Janeiro, Antônio Carlos Guerreiro é casado com Izabel Copelo Guerreiro, com quem tem dois filhos. Disse que estava muito honrado em receber a mais importante comenda do Poder Legislativo Estadual, destacando que a Marinha do Brasil tem relações estreitas e históricas com o Maranhão.

“A primeira força naval brasileira a atuar em defesa de um povo foi exatamente no Maranhão, em novembro de 1614, quando, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, os portugueses conseguiram a vitória e expulsaram os franceses, na lendária Batalha de Guaxenduba. Posteriormente, Jerônimo de Albuquerque incorporaria o Maranhão ao próprio nome”, afirmou o homenageado, lembrando que a Marinha só seria instituída oficialmente em 1822, após a Independência.

Em outro trecho do seu pronunciamento, o vice-almirante reafirmou seu orgulho da homenagem, principalmente na Assembleia Legislativa, cujo nome é o de Manoel Bequimão.  “Embora por questões de cunho comercial, a Revolta de Bequimão, em 1684, foi o primeiro movimento nativista nacional, sendo considerado por muitos como a primeira revolta pró-mártir de independência, muito anterior à Inconfidência Mineira, que levou Tiradentes ao patíbulo”, acrescentou.

O vice-almirante aproveitou para falar sobre a Amazul, cuja empresa foi constituída em 2013 com o objetivo de absorver, promover, desenvolver, transferir e manter atividades sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

O homenageado disse que o compromisso da Amazul é usar a tecnologia nuclear para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir a segurança energética com energia limpa e defender a soberania do País.

Ele revelou ainda que, no dia 14 de dezembro de 2018, a Marinha lançou ao mar o Submarino “Riachuelo”, em cerimônia realizada no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).
“O “Riachuelo” é primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), coordenado pela Amazul”, destacou o oficial.

*Reconhecimento dos serviços prestados*                                             
Antes de encerrar o evento, o deputado Vinicius Louro afirmou que se sentia muito honrado em poder reconhecer o trabalho do vice-almirante, um militar com uma larga folha de serviços prestados à Marinha, ao povo brasileiro e, consequentemente, ao Maranhão.

“Ele tem um vasto currículo, o que o credencia a receber esta comenda, que lhe entrego em nome do povo do Maranhão”, disse Vinícius Louro, ao discorrer sobre a biografia do homenageado.


Continua depois da publicidade:
Rua da Independência - Pedreiras - MA 

Carreira do homenageado

Graduado pela Escola Naval, o vice-almirante exerceu diversas importantes funções na Marinha. Foi Diretor de Promoção Comercial da Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, comandante do 8º Distrito Naval, diretor de Ensino da Marinha, comandante da Escola Naval e Adido de Defesa e Naval no Reino Unido, Suécia e Noruega.

No setor operacional, foi comandante do navio-tanque “Almirante Gastão Motta” e do navio-varredor “Atalaia”. Dentre os cursos realizados, destacam-se: Colégio Naval, Escola Naval (graduação), curso de Comando e Estado Maior, Superior de Guerra Naval e curso de Política e Estratégia Marítimas, na Escola de Guerra Naval. Possui o MBA em Gestão Internacional, pelo Instituto COPREAD-UFRJ. No exterior, realizou o “Curso Regular de Estado Mayor na Rama do Chile.

Participaram da solenidade, o capitão de mar-e-guerra Márcio Dutra; capitão dos Portos do Maranhão; tenente-coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS; coronel Rodrigo Fonte, vice-diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); Cassandra Ferreira Alves, superintendente da Polícia Federal;  ex-deputado Nan Souza, representante da Sociedade de Amigos da Marinha (Soamar); Carlos Guterres, presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (Aedem), além de amigos, familiares e oficiais das três Forças Armadas.



Publicidade:
Avenida Rio Branco - Pedreiras - MA 

Postar um comentário

0 Comentários