SAÚDE - Lago da Pedra registra caso de Sarampo

Foto: Ilustrativa Internet
Um caso de Sarampo em Lago da Pedra Maranhão - MA, alarmou a população e profissionais da saúde. Uma Criança de 8 meses de vida que já passou por Teresina - PI, São Francisco do Maranhão e São Luís, foi devidamente atendida colocada em observação.

A secretaria de saúde através da regional e município está realizando “bloqueio” que é uma medida de urgência em relação ao sarampo. Todas as crianças e adultos que tiveram contato com ela nesse período e também em torno da residência da criança será realizada uma checagem na carteira de vacinação.

A secretaria de saúde através da regional já disponibilizou duas mil (2.000) doses, pra fase de bloqueio mesmo antes da campanha de vacinação contra o sarampo. A criança está tendo o devido tratamento na sua residência.

Continua depois da publicidade:
Rua da Independência - Pedreiras - MA 
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Fonte: Blog Tribuna 101.

Publicidade:
Rua Miguel Atta - Pedreiras - MA
 

Postar um comentário

0 Comentários