Bita do Barão estava internado há 10 dias devido a uma infecção pulmonar, agravando para um problema renal e de pressão alta. De acordo com a família, ele aguardava liberação médica para ser transferido para uma UTI móvel na casa dele, em Codó - MA.

Velório

Segundo a família, o velório do líder umbandista será realizado ainda nesta quinta-feira (18) na Tenda Espírita Rainha Iemanjá, que fica na Rua Rui Barbosa, bairro Santa Filomena, em Codó. É esperado a presença de familiares, amigos, seguidores e admiradores do pai de Santo maranhense.

Bita do Barão


Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil. Em algumas entrevistas concedidas, o babalorixá contou que começou a manifestar seus poderes espirituais ainda na infância.

Em 24 de janeiro de 1954, Bita do Barão fundou a Tenda Espírita Rainha Iemanjá no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. O local atrai anualmente maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que vão em busca do trabalho do pai de Santo.

O terreiro do ‘Mestre Bita’, como também é conhecido, é um terreiro de Umbanda e Terecô (denominação afro-brasileira típica de Codó), onde são realizados rituais de linha branca e de linha negra, este último com Exu.
Texto: G1 - MA.

Neste vídeo abaixo gravado por Marcos Silva mostra o momento da chegada do corpo de Bita do Barão a Codó: