SAÚDE | SEMUS de Trizidela do Vale realiza ações alusivas ao "Janeiro Roxo"


A secretária municipal de saúde de Trizidela do Vale (SEMUS), realizou nesta quinta-feira (13), ação "Janeiro Roxo", que tem como objetivo a conscientização da população trizidelense contra Hanseníase, d
oença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos.

Durante a ação que contou com o trabalho de dezenas de profissionais de saúde, foram realizadas consultas médicas, exames, avaliação dermatológica, palestras e todo um acompanhamento aos participantes.

O real objetivo da campanha “Janeiro Roxo” é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização, e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.

Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico e o tratamento da doença, maiores as chances de cura e de prevenção de suas consequências.

A hanseníase pode causar perda de sensibilidade à dor, feridas e perdas dos ossos das extremidades, com deformidades das mãos, pés, nariz e orelhas. O paciente em tratamento deixa de ser transmissor da doença. Os pacientes passam por avaliações clínicas e neurológicas periódicas e recebem orientações sobre o uso correto da medicação.








Publicidade:





Postar um comentário

0 Comentários