ENTREVISTA | Jornalista Nilton Lee é agraciado com o título de cidadão pedreirense


A Câmara Municipal de Pedreiras realizou nesta quarta-feira (04) sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos de 2021, para o segundo semestre.

Presidido pela vereadora Marly Tavares, o trabalho esteve voltado para a entrega de títulos de Cidadão Pedreirense, Moção de Aplausos e da Comenda Corrêa de Araújo.

Dentre os homenageados, o jornalista Nilton Lee recebeu o titulo de Cidadão Pedreirense, ao lado do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Miguel; do diretor do IFMA, José Cardoso; do deputado Estadual Luiz Henrique; do professor Ricardo Gonçalves; do advogado Ednilton Moreira (ED); a enfermeira Joseane Fernandes, dentre outros.

Também foram homenageados a Associação Comercial e Industrial de Pedreiras (ACIAP), com Moção de Aplausos, recebida pelo seu presidente, Jacinto Lima. A Comenda Corrêa de Araújo foi entregue ao advogado e poeta Edvaldo Santos; ao ex-vereador e empresário Dinart Nunes; ao cantor e compositor Paulo Piratta e ao advogado e ex-vereador Jorge Atta.

Prestigiaram a solenidade, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, secretários, assessores e sociedade pedreirense.

 

Nilton Lee: Cidadão Pedreirense

Pedreiras sempre fez parte da minha vida. Desde cedo vinha de Esperantinópolis, minha terra natal para cá, seja para passeio, compras, atividades culturais ou mesmo de ofício. No final dos anos de 1980, mais precisamente de 1988 até 90, fui agente cultural regional da Secretaria de Estado da Cultura, no governo de Epitácio Cafeteira, e nesse período fiquei ainda mais frequente na terra de João do Vale, durante a gestão do prefeito Pedro Barroso.

Por muito tempo, como diretor de rádio em Esperantinópolis, mantive intercâmbio também com os radialistas pedreirenses, e aqui ampliei meu ciclo de amizades, com Darlan Pereira, Samuel Barrêto, Sandro Vagner, Cícero Queiroz, Walter Junior, Lucilene Veras e outros tantos colegas. Nessa época então se deu meu primeiro e tímido contato com a radialista e educadora Katyane Leite, hoje também vereadora.

Era militância cultural, comunicação e política juntos, me trazendo aqui praticamente todas as semanas pelo menos por um dia. Na verdade Pedreiras é o destino mais preciso de quase todos os moradores de Esperantinópolis.

Depois de um período morando em Palmas (TO), onde me formei em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins, retornei ao Maranhão, em 2007, e escolhi Pedreiras para morar com a minha família. Aqui fundei o jornal Panorama Regional, depois fiquei fazendo assessorias para prefeituras da região na área de comunicação.

Em 2016 fui convidado pela Katyane Leite para trabalhar na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras, sendo ela a coordenadora da equipe, formamos uma parceria muito produtiva, o que me credenciou a assumir a coordenação com a sua saída, onde fiquei até o final de 2020, na gestão do prefeito Antônio França.

Nesse ínterim, tornei-me membro da Confraria das Letras Corrêa de Araújo; da Academia Pedreirense de Letras, atualmente presidindo a instituição. Posteriormente iniciei no webjornalismo através Canal N1, hoje Blog Nilton Lee. Mantenho ainda o portal Mearim Saúde, um site voltado para a divulgação da área de saúde na região, através da agência Panorama – Consultoria e Assessoria de Comunicação.

Hoje, dia 04 de agosto, por indicação da vereadora Katyane Leite, e com a aprovação unânime do parlamento, recebi o título de Cidadão Pedreirense, que muito me deixa honrado e com o sentimento de compromisso com a “Princesa do Mearim”, da qual agora recebo cidadania e adoção legítima.

Meus sinceros agradecimentos a todos os amigos que fiz desde a primeira vez que pisei em Pedreiras, amigos leais, que hoje me abraçam como conterrâneo e me brindam com o carinho dos pedreirenses. Sou agora um Cidadão Pedreirense, com muito orgulho.

Por: Nilton Lee

Publicidade:


Postar um comentário

0 Comentários