Em 2014 o psicólogo Leonardo Abrahão, de 44 anos, teve a ideia de ajudar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional para além das paredes do consultório.

Assim foi criada a campanha “Janeiro Branco”, que começou em Uberlândia, Minas Gerais, e hoje percorre diversos estados brasileiros e chegou a países como Estados Unidos, Portugal e Japão.

Segundo o idealizador, o “Janeiro Branco” não tem o intuito de estimular a procura por atendimentos psicológicos e sim para fazer com que o cidadão se conscientize para investir nessas necessidades básicas que, geralmente, são supridas por ações simples e eficazes para garantir a saúde mental e emocional.

A campanha tem como objetivo mudar a compreensão acerca da saúde mental, mobilizando a sociedade e promovendo ações de conscientização de que todos têm direito à saúde mental e tem como lema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.

Em Pedreiras, a Drª. Helma Maciel tem chamado a atenção da população para essa causa importante que a campanha "Janeiro Branco". Na manhã desta quarta-feira (06), a médica concedeu entrevista para a equipe de reportagem da TV Rio Flores, canal 07, falando sobre a campanha. Confira no vídeo abaixo:

 
Publicidade: