"ALÉM DE UM COPO DE LEITE" | Um projeto de Saberes & Sabores

Este livro de receitas é uma construção em grupo que foi possível a partir da implantação do Programa "LEITE É VIDA" em lima Campos - MA.

Um programa a nível federal que teve início em Novembro de 2014 com 441 beneficiários. Destes, 160 eram idosos, 5 gestantes, 8 nutrizes até os 6 meses e 268 crianças entre 2 e 7 anos.

A equipe do NASF, em articulação com a equipe do Programa "LEITE É VIDA", delinearam a partir do que foi escutado e visto, uma proposta de implantar um projeto que pudesse abrir um leque de possibilidades para a utilização do leite, conjugando o mesmo com outros nutrientes a fim de proporcionar uma alimentação mais saudável e diversificada aos beneficiários e suas famílias.

Surgiu o Projeto "ALÉM DE UM COPO DE LEITE" que nasceu com o objetivo de aproveitar o conhecimento de cada beneficiário com as inúmeras possibilidades de utilização do leite. Após várias reuniões, apresentou-se a idéia de construir um "livreto" de receitas.

Os encontros aconteceram quinzenalmente e eram realizadas Palestras e Oficinas com temas relacionados a proposta. Depois do término deste ciclo, a autoestima e o empreendedorismo foi colocado em prática na Cozinha Industrial da CANELC, cedida pela Secretaria de Educação para o preparo das receitas. A partir de então, os participantes tiveram um tratamento todo especial para a produção das fotos que seriam utilizadas posteriormente no já famoso livreto...

O Livro foi elaborado, impresso, contendo receitas simples com ideias e dicas de sabores do dia-a-dia de cada um dos participantes que de forma única colocaram também um esforço físico e emocional em toda a elaboração até o produto final. No livro, você vai conhecer quais as Secretarias Municipais envolvidas no início e outras informações necessárias.

Neste dia 13 de Março de 2020 o cenário escolhido para a Mega Festa de Lançamento da Obra foi o Mercado da Agricultura Familiar e sinceramente... o requinte do local deu uma harmonía ímpar na decoração temática que foi abrilhantada mais ainda com a participação dos participantes do projeto, seus familiares, autoridades e a população que foi carinhosamente recepcionada pela equipe da SEMAS com direito a degustações de todas as guloseimas contidas no Livro.

O Prefeito de Lima Campos, Jailson Fausto Alves ficou emocionado com a beleza do cenário e mais ainda com a proporção que aquela ideia simples, envolvendo pessoas simples, tenha conseguido um êxito tão gratificante na vida de todos os envolvidos.

A Assistente Social Maria Luisa Braga Borges e a Nutricionista Carminda Cardoso Bezerra eram as mães ou tias de todos os participantes e foram calorosamente aplaudidas pelo belíssimo trabalho.

A Secretária de Assistência Social Pedrina Mota fez um pronunciamento de agradecimento e honra em está fazendo parte com sua equipe da SEMAS e já anunciou a segunda turma deste brilhante feito que terá continuidade.































































Publicidade:

Postar um comentário

0 Comentários