DICAS DE SAÚDE BIOCENTRO - Pâncreas: um órgão extremamente importante para o organismo!

Nosso corpo é formado por uma infinidade de células, micro estruturas que se agrupam para formar órgãos e tecidos. Quando se pensa em um corpo saudável, logo vem à mente a saúde do coração, dos rins, do cérebro, e de outros órgãos considerados vitais.
Mas, você já parou para pensar nas funções desempenhadas pelo pâncreas? E mais que isso, como é possível cuidar da saúde deste órgão?
Embora ele seja muito pouco discutido, a maior parte das pessoas já ouviu falar na pancreatite, uma doença que leva a infecção do pâncreas, e em alguns caso, pode ser letal ao paciente.
A seguir, conheça mais informações sobre este órgão e aproveite algumas dicas de saúde!
Afinal, o que faz o pâncreas?
O pâncreas é um órgão pequeno, situado no abdome, do lado esquerdo. Em indivíduos normais, ele tem diversas funções essenciais para a manutenção do funcionamento de todo organismo.
Atua na digestão
O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema digestório, pelo fato de secretar diversas substâncias que agem sobre os alimentos consumidos.
Sendo assim, quando a comida chega ao estômago, o suco pancreático é enviado para o intestino para que então possa agir.
Tem função endócrina
O fígado também tem algumas células especializadas na secreção de hormônios. Dentre eles está a insulina, uma substância extremamente importante na manutenção do metabolismo.
Como nosso corpo depende de glicose para a produção de energia, a insulina age enviando este substrato para dentro das células. Sua deficiência ou produção “errada” resulta na diabetes – que você provavelmente já ouviu falar.
Como cuidar do pâncreas?
A diabetes e a pancreatite são doenças conhecidas que acometem o pâncreas, mas não são as únicas. Existe o risco de haver câncer neste órgão, bem como o desenvolvimento de outras patologias.
Mas, isso pode ser evitado se alguns hábitos de vida forem adotados!
1) Alimentação saudável: investir em uma alimentação com baixo teor de gorduras e quantidade equilibrada de carboidratos auxilia na manutenção do bom funcionamento do órgão.
2) Evitar o alcoolismo: indivíduos que consomem grandes quantidades de álcool pode lesionar o pâncreas, inclusive, acarretando em quadros de pancreatite.
3) Realize refeições regulares: a alimentação a cada 3 horas faz com que os picos de insulina sejam menores, e assim, diminui a chance de danos ao órgão.
4) Realize atividades físicas: além de prevenir a diabetes, a prática de atividades física é essencial para a manutenção da saúde de todo o organismo.
5) Mantenha-se no peso ideal: evitar o acúmulo de gordura no pâncreas é uma forma de prevenir-se de doenças, principalmente da pancreatite.
6) Fique de olho na glicemia: realizar medidas rotineiras da glicemia (quantidade de glicose no sangue) é uma boa estratégia para diagnosticar a diabetes precocemente.
E claro, busque sempre um médico de sua confiança quando surgirem dúvidas ou sintomas. Lembre-se que investir na prevenção destas doenças é uma boa estratégia para manter sua saúde em dia!

CLÍNICA BIOCENTRO - Excelência em saúde!

Avenida Rio Branco, nº 691, centro de Pedreiras - MA.
Fone: (99) 3642 - 4400/ (99) 9.9644-23-33 (WhatsApp)
 



Postar um comentário

0 Comentários