Reunindo estudantes, pessoas de todas as idades, autoridades municipais e do poder judiciário, a Caminhada "Juntos Pela Vida" teve início na Praça do Cinquentenário e passou pelas ruas de Pedreiras na última quarta-feira (25), e chamou a atenção da população para um problema cada vez mais recorrente em Pedreiras, Trizidela do Vale e região, que é a saúde mental, com ênfase ao suicídio.

Organizado em conjunto pela Prefeitura de Pedreiras e Poder Judiciário, com o apoio de vários órgãos, a caminhada teve muita adesão e levou às ruas uma multidão vestida de amarelo, com balões e faixas chamando atenção para pontos cruciais da depressão, do suicídio e outro males que acometem os transtornos mentais diversos.



“Esta caminhada trata de questões muito ligadas aos nossos jovens, que é o suicídio, depressão, autoestima, que precisamos trabalhar muito junto aos nossos alunos”, destaca  Waldirene Tavares , gestora da Unidade Escolar Carlos Martins.


Continua depois da publicidade:
Avenida Rio Branco - Pedreiras - MA
Um dos idealizadores da caminhada, o juiz Marco Adriano avalia. “Setembro Amarelo é uma campanha voltada para a saúde mental e prevenção ao suicídio, então a Secretaria de Educação de Pedreiras em parceria com o CAPS já estavam desenvolvendo ações nas escolas e hoje aqui contando com a parceria do Poder Judiciário, estamos realizando esta caminhada para demonstrar nossa preocupação e mobilizar a sociedade acerca deste problema”.


A secretária Municipal de Educação, Débora Regina Sousa, destaca que a educação está diretamente ligada a esta problemática, assim como a saúde. “Este setembro amarelo é uma ação de parceria da Prefeitura de Pedreiras e Poder Judiciário estamos desenvolvendo ações conjuntas com a participação de todas as secretarias da Gestão Honra e Trabalho. Estamos festejando a vida, prevenção ao suicídio se começa pela escola, pela educação, chamando os jovens e conversando de forma aberta. Suicídio é algo infelizmente crescente e muito preocupante entre os jovens, uma questão de saúde pública, que perpassa pela educação também e que precisamos enfrentar”, disse.


O professor Alisson Rodrigues disse que, “temos acompanhado o aumento deste problema entre os jovens e estamos fazendo esta mobilização neste sentido, de alertar a população, nossos jovens de forma especial para esta sensibilização”, pontua.



“Este evento é de grande importância para a nossa sociedade, precisamos estar conscientizando o nosso povo quanto a saúde mental de maneira geral, o suicídio, a depressão, em que a pessoa passa por situação difícil e se isola, e é um momento em que precisa de apoio da família e dos amigos. Temos hoje uma caminhada idealizada pelo juiz Dr. Marco Adriano, abraçada por toda a nossa gestão, pela Prefeitura de Trizidela do Vale, pelo Ciretran, igrejas, escolas. É uma movimentação buscando dar orientação para que as pessoas lutem em favor da vida”, afirma o prefeito Antônio França.



















Publicidade:
Rua Miguel Atta - Pedreiras - MA