Para combater assaltos a bancos, comando da Polícia Militar do Maranhão toma atitude que não está agradando a tropa

Documento enviado aos batalhões
Com o crescimento de furtos e roubos a Instituições Financeiras em todo o estado do Maranhão, em sua maioria privada, a Polícia Militar baixou uma portaria que causou estranheza e indignação da tropa.

Esse documento com data de 31 de Julho do corrente ano, determina que  todo o policiamento do interior no período diurno em horários fixos atuem em barreiras e durante toda a madrugada fique em frentes os bancos , sendo proibidos de regressar ao quartel e caso venha acontecer ataques as agências bancárias o policiamento da área será responsabilizado.

"Em algumas cidades os policiais de serviço são  obrigados a tirar fotos na porta dos bancos e enviar aos seus comandantes, caso contrário também serão punidos, essas atitudes causaram revolta na tropa.


As Instituições Financeiras em sua maioria são privadas, fato esse que não é obrigação da Polícia fazer a segurança dos locais, nossa função está sendo desviada para guarda privada, estamos deixando de atender ocorrências para ficar na porta dos bancos, estamos tampando um buraco e deixar outro aberto, e o pior com essa determinação estamos colocando nossas vidas em perigo porque o efetivo no interior é reduzido não podendo dar uma resposta a altura porque quando eles chegam numa cidade sempre no mínimo 10 meliantes com armamento melhor que os nossos.


O Comandante Geral não tá preocupado com a vida do policial pois ele sabe das nossas dificuldades e mesmo assim autoriza essa Portaria que pode nos levar a morte. Estamos vivendo um retrocesso na Segurança Pública". Disse o Policial Militar que preferiu não identificar.


Sendo que a Lei Estadual nº 10.605/2017, torna obrigatória a presença de vigilância armada durante 24 horas nas agências bancárias públicas e privadas.

Inclusive após Ação Civil Pública, protocolada pelo PROCON - MA na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, a Justiça determinou que seis instituições Bancárias em atuação no Maranhão cumpram a lei estadual que torna obrigatória a presença de vigilância armada durante as 24 nas agências bancárias. 

Confira os detalhes da lei, nos links abaixo:
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=351728

http://www.procon.ma.gov.br/justica-defere-pedido-do-proconma-e-determina-que-bancos-cumpram-lei-de-vigilancia-armada-24h/



Publicidade:
Rua Miguel Atta - Pedreiras - MA
Rua da Independência - Pedreiras - MA

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Só vejo absurdos nesta determinação, a polícia é pra cuidar da população e não de instituições que até seguro tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas ordem de quem não sabe o que é serviço operacional e bom ficar atrás de uma mesa ordenado porque ele mesmo não vai ficar em frente ao.banco, pode ir atrás quel ele tá recebendo alguma coisa das instituições para amar uma ordem absurda dessa e o Governador não toma uma providência a respeito dessa portaria

      Excluir
  2. Tão ficando é maluco, esses pessoa que se chama autoridade tem que ter noção os bandidos ñ vêm com armas de brinquedo é armamento pesado, os vigilantes ficar com armas q ñ vai à adianta em nada, enquanto as as autoridades vão ficar Dormindo

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso seu zé que teve a moto tomada de assalto quem vai atrás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do crime consumado, não sei se é do conhecimento dos senhores, mas é responsabilidade da nossa maravilhosa polícia civil. É só ir até a delegacia e pedir a quem estiver de plantão para fazer diligências afim de encontrar a moto roubado do seu Zé.

      Excluir
  4. Tá bom dos policiais receberem a mais pela função de vigia de banco

    ResponderExcluir
  5. Tem 1700 soldados aguardando a nomeação pra aumentar o efetivo... E nosso governador Flávio Dino fica é de briguinha com O presidente... Ainda quer dar exemplo de segurança pública. Palhaçada mesmo

    ResponderExcluir
  6. Isso daí nao é ordem do Comando não, isso é medida do Comunista que está tendo a imagem queimada com esses numerosos assaltos à banco , e quer mudar pra uma forma que põe em risco ainda mais a vida do PM, e que vai contra a Constituição do MA.

    ResponderExcluir
  7. Na maioria das cidades do interior são dois PMs de serviço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas cidades tem um policial e um guarda contratado pelas prefeituras

      Excluir
  8. Pior que isso tudo é verdade e os comandantes do interior estão cobrando é ameaçando nos grupos das companhias, no documento se ver no 5 item o que o comandante determina, ainda os policias que não estiverem na área quando ocorrer o assalto vão responder, mas não se preocupam com a vida do militar , ja que se tiverem na frente do banco vão morrer.oficial não trabalha na rua principalmente o alto escalão, é fácil determinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste esta visão que você tem da Briosa Polícia Militar do Maranhão e de seus Oficiais, nobre Soldado. A carreira militar é estruturada em postos e graduações que são alcançados com o passar dos anos se cumpridos critérios já estabelecidos em lei. Nossa profissão é a que inflige maior desgaste aos seus membros. Faça por merecer, quando estiver com mais tempo de serviço, ocupar uma posição em que não precise estar constantemente no serviço ostensivo, o qual, eu sei muito bem que é extremamente desgastante. Por fim, digo que essa disputa interna só interessa aos inimigos da sociedade. Façamos cada um o que nos compete e sejamos honrados suficiente para responder por nossos atos. ADSUMUS.

      Excluir
  9. Chegam duas caminhonetes, com no mínimo 10 pessoas, todas com fuzis, isso contra dois ou três policiais de madrugada na porta de uma instituição privada. É mandar esses heróis pro abate, missão suicida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pressão é muito grande para os sargentos que estão comandando cidades, ficar todo dia na frente de banco, enquanto os bancos tiraram os vigilantes noturnos.

      Excluir