3ª Vara de Pedreiras promoverá a 4ª Ação “Mulher é Pra Ser Respeitada”

A 3ª Vara da Comarca de Pedreiras vai realizar, nos dias 8 e 9 de Agosto, a 4ª edição da ação “Mulher é Pra Ser Respeitada”, visando contribuir para o fortalecimento do empoderamento feminino, da garantia e preservação dos direitos da mulher, e do combate à Violência Doméstica a partir de denúncias contra todas as formas de abuso e agressão. A ação, que conta com uma programação diversificada e apoio dos poderes constituídos, vai acontecer na Praça do Goiabal, em Pedreiras, com palestras, minicursos, debates, programação cultural, entre outros.

De acordo com a juíza Larissa Tupinambá, titular da 3ª Vara de Pedreiras e idealizadora do projeto, a ação busca aprimorar o engajamento dos órgãos que compõem a Rede de Proteção da Mulher em Situação de Violência e da sociedade civil, para estimular o combate a qualquer forma de abuso e agressão contra mulheres, implícitos ou velados, ostensivos ou dissimulados.

O evento será aberto, no dia 8, logo cedo (6h30) com a realização de uma Alvorada, e em seguida, às 9h, uma solenidade com a presença de autoridades e apresentação do projeto para a comunidade. Entre os temas abordados pela ação no contexto das palestras, debates e minicursos, estão assuntos como “A Mulher Negra na Sociedade”; “A Objetivação da Mulher e a Naturalização do Machismo”; “Combate Eficiente e Articulado da Violência de Gênero”; e outros.

Continua depois da publicidade:
Rua Miguel Atta - Pedreiras - MA 
Na avaliação da coordenadora do projeto, a ação se propõe a romper com a incapacidade que as pessoas têm de lidar com o tema, assegurando o bem maior que é a vida. “A legislação sozinha, embora devidamente aplicada, não basta. É preciso elaborar estratégias de combate, repelindo estereótipos e costumes discriminatórios”, frisa.

“A violência de gênero subsiste forte no nosso Maranhão e persiste como um flagelo generalizado, que põe em perigo a vida das mulheres e viola seus direitos”, finaliza a magistrada Larissa Tupinambá.

SERVIÇOS – A Carreta da Mulher vai disponibilizar consultas médicas e odontológicas, além de exames como ultrassom; endoscopia; mamografia; preventivo; testes rápidos de glicemia, HIV, hepatite C, aferição de pressão arterial, dentre outros.

No Espaço Cidadania, a ação vai contar com a parceria do Viva Cidadão, na emissão de documentos como RG, CPF, certidões de antecedentes e cartão do SUS; do Cartório de 2º Ofício Extrajudicial com a emissão de segunda vias das certidões de nascimento e casamento; e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Seccional Pedreiras, com advogados realizando atendimento jurídico gratuito, com orientações e produção de petições.

No Espaço Beleza, cabeleireiros, maquiadores e designers de sobrancelhas voluntários das cidades da região também realizarão atendimentos.

Atividades culturais, oficinas de artesanato, aulão de zumba, e espaço lúdico para as crianças também prometem movimentar a ação.

O Tribunal de Justiça do Maranhão; a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ; a Corregedoria-Geral da Justiça – CGJMA; o Governo do Estado do Maranhão; e as prefeituras municipais de Pedreiras, Trizidela e Lima Campos também são parceiros e apoiadores do evento.



Postar um comentário

0 Comentários