Com o avanço da Internet, o acesso à informação se tornou muito fácil e prático, e quando se fala em temas de saúde não é diferente.

Ao sentir um sintoma ou desconforto, é natural que se busque na Internet sobre a possibilidade de ser uma doença, qual medicamento tomar, e muito mais. Mas, é preciso ter muito cuidado, pois existem informações incorretas, tratamentos inadequados, e outras questões que podem ser prejudiciais à saúde.

A seguir, conheça alguns tópicos que poderão te auxiliar a utilizar os conteúdos em saúde com mais atenção e cautela!


É proibido usar o Google?

De forma alguma! Os sites que trazem informação sobre saúde e bem-estar devem sempre ser utilizados, principalmente com o intuito de auxiliar os internautas e conscientizar sobre a importância de sintomas e do cuidado com a saúde.

Mas, ao ler conteúdos em blogs, é preciso estar atento a alguns pontos:

Verificar se o site realmente é de confiança. Por isso, prefira conteúdos disponibilizados em clínicas e hospitais.Fugir de diagnósticos, afinal estes só podem ser dados por médicos e profissionais da saúde.Não ser induzido à compra de produtos naturais ou quaisquer outros que prometam resultados milagrosos – principalmente emagrecimento.

Portanto, use sites de busca como o Google com consciência, e filtre os resultados!

Quais informações devem ser aproveitadas?

Como já lhe dissemos, existem conteúdos ricos e que poderão auxiliar a promover sua saúde e bem-estar.

Portanto, prefira sempre:

Textos que expliquem sobre as doenças e seus sintomas;Conteúdos com dicas em saúde, que falem sobre a importância de uma alimentação saudável;Posts com curiosidades sobre a prática de atividades físicas;Sinais de alerta sobre a sua saúde;Dicas sobre aplicativos e quando buscar um médico.

Para isso, existem sites confiáveis que irão lhe ajudar, como o blog Biocentro!

Onde tirar dúvidas?

É normal que os conteúdos lidos na internet, seja em blogs ou redes sociais, despertem dúvidas. Neste momento, o médico é o único profissional capaz de respondê-las e realizar esclarecimentos, sempre mediante uma avaliação do seu estado de saúde.

Os conteúdos lidos na Internet podem ser mostrados ao profissional, e este irá explicar com maiores detalhes o assunto.

Portanto, nunca tome medicamentos ou outros produtos sem que haja uma avaliação médica, ou mesmo baseie-se em diagnósticos descritos em blogs ou sites.

Tenha sempre um médico de boa confiança, e siga bons e confiáveis conteúdos na Internet!



Agenda Semanal: 
Avenida Rio Branco - N° 691 -Pedreiras - MA