SAÚDE - Parceria garante coleta para exames de carga viral e CD4 no SAE/Pedreiras

Com 252 pacientes em tratamento, provenientes de vários municípios do Médio Mearim, a Prefeitura de Pedreiras por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE)/ Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está ofertando serviços especiais a quem necessita de exames de Carga Viral e CD4.

Esses pacientes precisavam se deslocar até São Luís de 6 em 6 meses para realização dos exames de Carga Viral e CD4, mas visando facilitar a vida destes, principalmente devido ao desgaste da viagem , foi firmada uma parceria da Prefeitura de Pedreiras/Secretaria Municipal de Saúde/ SAE /CTA/ Laboratório Municipal de Pedreiras e o LACEN-Maranhão, e a partir deste mês de junho de 2019 foram iniciadas as coletas das amostras de sangue dos pacientes no próprio prédio do CTA.

Continua depois da publicidade:
Rua da Independência - N° 244 - Pedreiras - MA 
Desta forma, as amostras são enviadas ao LACEN na madrugada seguinte à coleta, que é realizada sempre em uma tarde, uma vez que as amostras para CD4 precisam ser analisadas em no máximo 24 horas. O envio das amostras será realizado uma vez por mês, priorizando os pacientes que iniciaram tratamento recentemente e àqueles com necessidade de monitoramento mais específico.


“Aproveito para relatar a importância do apoio dado a este projeto, que só está sendo possível devido ao compromisso do prefeito Antônio França e da secretaria (de Saúde) Karen Cinthya, que não mediram esforços para que um sonho antigo dos pacientes virasse realidade. Também agradeço ao apoio da nossa equipe do CTA/SAE; do Luís Henrique, do Laboratório Municipal, que nos cedeu uma técnica para coleta das amostras, a técnica Haldriene, que tem sido muito atenciosa com os pacientes;  e da Sara Macedo que tem nos apoiado na logística de envio das amostras, juntamente com Edmundo e Willame do setor de transportes”, ressalta Diogo Nascimento Moraes, diretor do CTA.


O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza o atendimento, acompanhamento especializado e tratamento de pacientes portadores do vírus HIV.


Publicidade:
Rua Miguel Atta - N° 246 - Pedreiras - MA 

Postar um comentário

0 Comentários