PEDREIRAS - Vereadores aprovam Lei Municipal de prioridades para autistas

Na sessão desta sexta-feira (28), os parlamentares de Pedreiras aprovaram um projeto de lei de autoria do vereador Filemon Neto (DEN), que dar prioridades para pessoas autistas em repartições públicas e privadas do município.

Depois de aprovada, a nova lei municipal tem o prazo de 15 dias para começar a vigorar. Hoje foi um dia muito importante para as mães da AMA (Associação de Mãe e Amigos do Autista) pois a criação da lei é o resultado de muita luta em prol de pessoas com autismo em Pedreiras.

Autismo:

O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave, que prejudica a capacidade de um indivíduo se comunicar e interagir com outras pessoas.

O autismo faz parte de um espectro de condições que limitam habilidades, interações sociais, comportamentos, a fala e comunicação não-verbal. Trata-se de uma condição geral para um grupo de desordens no desenvolvimento cerebral.

Indivíduos com autismo enfrentam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. No entanto, quando falamos de um “espectro”, falamos de uma ampla variação.


Cada pessoa que recebe um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista é única. Importante ressaltar que o autismo se manifesta de várias maneiras e nunca é exatamente igual de uma pessoa para outra.

Muitas pessoas com autismo não falam, mas compreendem a linguagem plenamente. Apenas são incapazes de comunicar em palavras seus sentimentos em relação ao que estão ouvindo.

Autistas podem ter dificuldade em interpretar sinais não verbais transmitidos por outras pessoas, em bater papo ou em compreender a linguagem corporal.


Por outro lado, pessoas com autismo muitas vezes superam os outros em tarefas auditivas e visuais, e também são melhores em testes de inteligência não verbais. Pessoas com autismo têm, frequentemente, memórias excepcionais, e podem se lembrar de informações que leram semanas atrás.
Confira abaixo a reportagem da TV Rio Flores, canal 07:






























Publicidade:
Rua da Independência - N° 244 - Pedreiras - MA 

Avenida Rio Branco - N° 691 - Pedreiras - MA 

Postar um comentário

0 Comentários