PEDREIRAS: Educação Especial realiza roda de conversa no dia mundial sobre o autismo

A educação de Pedreiras está cada vez mais inclusiva, democrática e participativa. O dia 2 de abril é lembrado em todo o planeta como o Dia do Mundial Conscientização sobre o Autismo, e a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)/Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizou uma roda de conversa "Conhecendo o Autismo", com pais de autistas, profissionais da educação especial de escolas públicas e particulares de Pedreiras. O encontro aconteceu na Escola Municipal Carlos Martins.
Continua depois da publicidade:
Casa dos Eletrônicos / Pedreiras - MA. 
Na oportunidade foram abordados temas ligados ao autista e sua inclusão educacional e social, relatos de lutas e conquistas dos pais de autistas e a valorização da educação especial. Hoje Pedreiras mantém a maior equipe direcionada especificamente para crianças com necessidades especiais, sendo 24 profissionais que atuam diretamente com esse público, além de fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra, psicopedagogo e neurologista.

“É uma estrutura muito grande formada por profissionais atuantes que a SEMED disponibiliza hoje para o acompanhamento dos nossos alunos especiais”, ressalta a coordenadora do AEE, Katyara Leite.

Autismo
Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.
Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos.

AEE
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Participaram da roda de conversa a secretária Municipal de Educação, Débora Regina Sousa; secretária da Mulher, Cícera de Mulher; a coordenadora da Educação Especial, Katyara Leite; Antônio Magno (Pelezinho), do Conselho Tutelar; a fonoaudióloga Gresy Krause; professores da Educação Especial; técnicos da SEMED, e Mães Azuis, grupo de pais de autistas de Pedreiras.











Divulgue sua marca aqui!



Postar um comentário

0 Comentários