PEDREIRAS | DOMINGOS VIANA PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO DE SECRETÁRIO DA JUVENTUDE, E ANUNCIA SUA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR

Domingos Viana, secretário municipal de juventude, solicitou a prefeita Vanessa Maia a sua exoneração do cargo.


Integrante do governo municipal desde janeiro de 2021, Domingos Viana vinha  atuando no atendimento aos anseios da comunidade jovem.

A exoneração do cargo de secretário se deu em função dele querer seguir carreira politica para eventual disputa nas eleições desde ano. Ao deixar o cargo, o secretário se manifestou por uma nota e agradeceu a prefeita pela oportunidade.

Quando fui convidado pela Prefeita Vanessa Maia, em 04 de janeiro de 2021, para assumir como Secretário Municipal da Juventude, me sentir cheio de alegria, pois onde alguns poderiam ver apenas um jovem negro da periferia, representante de religião de matrizes africana, filho de lavradores humildes, nossa prefeita viu em mim o potencial necessário para compor o alto escalão da administração pública municipal no novo governo que iniciava.

A verdade é que não possuía muitas qualificações escolares, mas cada vez mais estou formado pela movimentação da juventude e de movimentos sociais e culturais da nossa querida cidade de Pedreiras. Ainda não nota ,Domingos destacou sobre suas ações na pasta e disse: "Firmamos parcerias que nos possibilitou qualificar, mas de 400 jovens pedreirense pelo Programa Qualifica Jovem, junto ao SENAR e ao IFMA Campus Pedreiras.

Já com o Governo do Estado, conseguimos empregar mais 200 jovens através do Programa Trabalho Jovem em seus três eixos de atuação. Ainda com o Governo do Estado conseguimos auxiliar centenas de jovens que requisitaram, através da inscrição, até a entrega de mais 300 cartões do Programa Cartão Transporte Universitário. Pelo Projeto Cine Jovem, levamos aos bairros, comunidades da zona rural e abrigos onde as pessoas desalojadas pelas cheias do rio Mearim estavam, entretenimento, diversão e cultura.

Na Blitz da Juventude levamos informação para prevenir acidentes de trânsito, contaminação por IST’s, orientação contra todos os tipos de violências, contra o uso de bebidas alcoólicas por menores de idade, entre outras informações porque acreditamos que de braços dados e com a informação correta podemos moldar nossa juventude para uma vida consciente e feliz. Realizamos a maior Gincana da Juventude dos últimos anos, proporcionando cultura, aventura, fruição do tempo e muita adrenalina, enaltecendo o protagonismo jovem e ajudando o meio ambiente com provas educativas e de reciclagem.

Fizemos a comunidade participar da Escolha do Garoto e Garota Pedreirense, exibindo a diversidade de nossa juventude na passarela.
Presentes no atendimento diário, fomos além do básico, auxiliando todos os jovens que nos procuraram em suas necessidades de qualificação e informação. Ofertamos o facilitamento de inscrição em cursos online em centenas de plataformas, inscrição em concursos, seleções e vestibulares. Divulgamos a Identidade Jovem emitindo milhares de carteiras em nossa sede e nas ações itinerantes que realizamos numa linda parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social para que nossa juventude tenha ainda mais acesso à política pública e utilize o direito de requisitar passagens gratuitas ou com desconto em viagens entre um Estado e outro, e meia entrada.

Falando das ações itinerantes, levamos todas as ações da SEJUV aos bairros e comunidade de nosso município, proporcionando assim, um melhor acesso aos nossos serviços. Em parceria com o Cartório Eleitoral, criamos o Projeto Juventude Cidadã, possibilitando o auxílio na emissão do primeiro título de eleitor.

Domingos enfatizou sobre sua grande contribuição quando esteve à frente da secretaria, e mencionou "dei o meu melhor com as ferramentas que estavam disponíveis para realizar o trabalho. Mas precisamos voltar a falar do futuro de forma mais constante, porque não podemos deixar de sonhar. Na verdade, esse é o melhor momento para continuar a investir na juventude e seguir com esses sonhos, assim as idas e vindas da vida nos levam a acreditar que essa passagem por aqui, cumpriu seu papel. Tenho buscado sempre algo novo e sendo negro, morador de uma comunidade periférica, oriundo de área quilombola, tenho um grande sonho, um sonho de lutar ainda mais pelo menos favorecidos.  
E finalizou com agradecimentos estendidos ao líder político e empresário Fred Maia, onde citou ser  um grande conselheiro,e que todas às vezes em que precisou de suas orientações sempre esteve disponível para o ajudá-lo.

Domingos agradeceu também sua família e externou agradecimentos a seu pai, mãe, filhos, avó e mulher por todo apoio nesse período – vocês são tudo para mim e são a minha força para lutar pelos ideais elencados acima. E  reafirmou sua  gratidão a todos! Concluindo foram dias maravilhosos, mas o sonho de poder ajudar muito mais o nosso povo me chama, e um verdadeiro guerreiro nunca foge de sua luta. Com esforço, luta, gratidão e ousadia, seguirei a caminhada pela reconstrução da nossa gente.

Atenciosamente,Domingos Viana, Secretário Municipal da juventude.

Publicidade:


Postar um comentário

0 Comentários