05 de agosto, Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Maria Elza homenageia seus companheiros de profissão


O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído pela Lei 13.098 de 2015. A data coincide com o nascimento do médico e cientista Oswaldo Cruz, personagem importante da história da saúde no Brasil.


Mais do que a atuação profissional no cuidado, foi um pesquisador reconhecido internacionalmente pelos trabalhos nas áreas de epidemiologia, sanitária e desenvolvimento de vacinas.

Importância da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.

O poder sanitário diz respeito à autoridade da Vigilância Sanitária de fazer valer, no ato das inspeções, todas as exigências legais por meio de procedimentos que incluem (nos casos de infração) a interdição de estabelecimentos, a apreensão de produtos e equipamentos, a aplicação de multas, dentre outros.

Além do papel fiscalizador, destaca-se também o caráter educativo ligado ao poder pedagógico da Vigilância Sanitária, exercido por meio de campanhas, oficinas de capacitação e outros instrumentos destinados a ampliar e fortalecer as ações de promoção e defesa da saúde humana. Em Pedreiras, a fiscal da Vigilância Sanitária, Maria Elza, publicou um texto homenageando seus colegas de profissão de Pedreiras e Trizidela do Vale. Confira abaixo:

"Quando se reúne uma equipe competente, é quase certo a colheita dos melhores frutos, vocês superaram todas as expectativas, e foram além do previsto! Competência, empenho e lealdade são talvez as melhores palavras a descrever cada um de vocês, pelo desempenho e responsabilidade no trabalho de excelência prestado à população em tempos difíceis de pandemia!

A crise sanitária exigiu  medidas rápidas em larga escala e as ações se estenderam a sábados, domingos, feriados e  madrugadas, mas vcs foram capazes de desenvolvê-las c maestria, dedicação e responsabilidade!

Hoje, 05 de agosto, dia nacional da Vigilância Sanitária, parabenizo a equipe de pedreiras e Trizidela do Vale pelo árduo  trabalho que vem desenvolvendo. Somos guardiões da saúde com orgulho!
Somos todos vigilância sanitária. Disse Maria Elza.






Publicidade:




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pra mim nunca foi útil, precisei istou precisando até hoje, e nunca fui atendido

    ResponderExcluir