SAÚDE | Estado promove atendimentos para combate ao glaucoma nas regiões de Pedreiras e Barra do Corda

Nesta semana, entre quarta-feira (19) e sábado (22), pacientes com glaucoma que residem em 11 municípios das regiões de Barra do Corda e Pedreiras estão recebendo os medicamentos que são distribuídos pelo poder público estadual para tratamento da doença.

A iniciativa é resultado do trabalho que tem sido feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a retomada de serviços e programas que estavam suspensos por conta da pandemia. 

Os municípios beneficiados nesta etapa da ação contra o glaucoma, são: Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Grajaú, Arame, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco, Esperantinópolis, Poção de Pedras e Lima Campos. Para receber o medicamento é necessário apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. 

A dispensação do medicamento continua a respeitar os protocolos sanitários, que incluem distanciamento social e o uso de máscaras. Se o beneficiado pertencer a algum dos grupos de risco, a orientação é que algum parente ou pessoa próxima faça a retirada da medicação. Para isso, é importante que a pessoa não seja do grupo de risco esteja de posse da receita e documento de identificação. 

O glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracteriza pelo aumento da pressão intraocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. Existem dois tipos da doença, o de ângulo aberto e de ângulo fechado. O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

A medicação já foi distribuída nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Grajaú e Arame. Nesta sexta-feira (21), a entrega acontece em Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco e Esperantinópolis; e no sábado (22) em Poção de Pedras e Lima Campos.

Publicidade:

Postar um comentário

0 Comentários