Com redução dos casos da Covid-19 em todo o Maranhão – como na pesquisa nacional do Centro de Liderança Pública (CLP), que colocou o Maranhão em primeiro lugar no índice de melhor desempenho no combate ao coronavírus -, a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) está dialogando com empresários dos ramos de eventos e cerimonialistas para a construção de protocolos sanitários.

Em reunião com cerimonialistas na última segunda-feira (3), foi discutida a aplicação de um protocolo para retomada do mercado de eventos do Maranhão. Durante a conversa, os empresários comentaram sobre diversas atividades que foram afetadas, como casamentos, festas de 15 anos e formaturas, mas ressaltando que retomar com eventos deste porte requer uma ação organizada e alinhada ao Governo do Estado, via Seinc.

“Estes setores envolvem profissionais de diversas áreas, que foram duramente afetados com a crise sanitária em todo o mundo. Dialogar com eles não é somente conversar com o empresário em si, mas pensar em toda uma cadeia afetada, que envolvem do decorador ao motorista, por exemplo. E foi dialogando que chegamos neste protocolo, que ainda será implementado até a retomada do funcionamento do setor”, comentou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Continua depois da publicidade:
A Seinc, juntamente com os representantes desta classe empresarial, debateu as medidas sanitárias e elaborou os protocolos específicos do segmento, viabilizando agora o encaminhamento para a Casa Civil e para análise do governador Flávio Dino. Sobre os protocolos, Simplício Araújo pontuou, ainda, que diversas ações necessárias devem ser tomadas, semelhantes às adotadas na reabertura do comércio, que foram respeitadas e colocaram o Estado em um período de estabilidade no número de casos.
“As mudanças efetivas só ocorrerão se buscarmos, em cada aplicação de protocolo, um respeito ao próximo, fundamental neste período de crise. Da higienização dos ambientes à utilização de máscaras, de medidas de segurança para convidados à espaçamento entre mesas e cadeiras, por exemplo, cada medida é fundamental para que avancemos juntos nesse combate à pandemia”, ressaltou o secretário.

“Estamos felizes pelo reconhecimento dos profissionais envolvidos com a área de eventos. Esta ação da Seinc, em dialogar com as classes empresariais, é uma ação de valorização do profissional e a reunião com o secretário [Simplício Araújo] reforçou a necessidade destas profissões tão importantes”, disse a cerimonialista Gisela Diniz.

Publicidade: