DICAS DE SAÚDE BIOCENTRO | O diabetes tem sintomas? Saiba tudo a seguir!

Diabetes é uma condição clínica em que o corpo não consegue absorver o carboidrato obtido na dieta. Com isso, têm-se altos níveis de açúcar no sangue, os quais podem ser detectados a partir da medida da glicemia. É possível tratar a doença com medicamentos ou insulina, e isso deve ser estabelecido com o médico responsável pelo caso. Mas, todos os pacientes portadores de diabetes possuem sintomas? Descubra a seguir!

Sintomas do diabetes:

Infelizmente, nem todos os pacientes com diabetes apresentam sintomas. Trata-se de uma doença silenciosa, em que o sangue excesso de açúcar presente no sangue danifica os órgãos a longo do tempo.

Os sintomas aparecem principalmente no Diabetes tipo 1, que é mais frequente em crianças e adolescentes. As principais queixas são:

·        Sede em excesso;

·        Aumento do volume de urina;

·        Emagrecimento;

·        Excesso de fome;

Dentre outros.

Mas, mesmo que a doença não tenha nenhum sintoma, ela precisa ser tratada.

Complicações do diabetes

Uma pergunta muito frequente nos consultórios é: “doutor, se eu não tenho nenhum sintoma, preciso mesmo tratar o diabetes?”

A resposta é SIM. Isso porque, mesmo que silenciosa, a doença está trazendo uma série de malefícios à saúde, os quais tendem a aparecer ao longo dos anos.

Dentre as principais complicações, podemos citar:

·        Danos ao rim, que podem parar de funcionar;

·        Cegueira e alterações visuais;

·        Amputação de pernas;

·        Infarto agudo do miocárdio (coração);

·        Disfunção sexual;

E muito mais.

Sem dúvidas, nenhum paciente deseja ter estas complicações, não é? Portanto, a melhor forma de fugir destes danos é utilizando adequadamente a medicação, por mais que não existam sintomas!

Descubra o diabetes precocemente!

A melhor forma de fugir de todas as complicações é realizando o tratamento precoce. E, para que isso seja possível, devem-se realizar medidas frequentes da glicemia.

O rastreio deve sempre ser discutido com o médico de sua confiança, para determinar a frequência com que os exames serão realizados. Mas, em geral, esta pesquisa tende a ocorrer a partir dos 40 anos de idade.

Gestantes também consistem em um grupo de risco, e os exames são obrigatórios durante o pré-natal.

Invista na prevenção

A melhor forma de ficar longe do diabetes é através da prevenção. Quanto antes ela iniciar, maiores serão as chances de sucesso.

Portanto, invista na mudança de hábitos, e adote as seguintes medidas:

·        Invista em uma alimentação saudável;

·        Pratique atividades físicas;

·        Visite um médico regularmente;

·        Abandone o álcool e o tabagismo;

·        Trate o colesterol alto;


E quando tiver qualquer dúvida, procure um médico de sua confiança!

CLÍNICA BIOCENTRO - Excelência em saúde! Avenida Rio Branco, 691, centro de Pedreiras - MA. Contatos: 3642-4400, (99) 9.9644-2333

Postar um comentário

0 Comentários