O prefeito de Pedreiras, Antônio França está em São Luis (MA) participando do Encontro Estadual do Programa Bolsa Família e o lançamento da Campanha Tarifa Social de Energia Elétrica, evento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), que iniciou  nesta segunda-feira (09/09), a partir das 14h, no Centro de Convenções do SEBRAE e se estenderá até amanhã (10).


O gestor pedreirense está participanto juntamente com a secretária de Assistência Social, Sabrina Genneff; Sheylla Pessoa, gestora do CadÚnico/ Bolsa Família; Emanuel Sampaio, coordenador do Programa Bolsa Família na Educação; Juliana Batista, técnica do Programa Bolsa Família na Saúde; Samuel Rodrigues, coordenador do Programa Bolsa Família na Saúde.

A campanha, realizada pelo Governo do Maranhão em parceira com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e com a Equatorial Cemar, tem por objetivo incentivar as atualizações e inscrições de famílias dos 217 municípios maranhenses no Cadastro Único (CadÚnico).
De acordo com a Sedes, mais de 1,5 milhões de famílias maranhenses são beneficiárias em potencial do Tarifa Social. Destas, 534 mil estão com cadastro inválido; 148 mil estão com cadastro desatualizado há mais de 2 anos; 150 mil correm o risco de perder o benefício ainda em 2019; e 369 mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do programa.

A atualização dos cadastros garante também que os beneficiários não percam outros programas federais e estaduais de complementação de renda, como o Bolsa Escola, Bolsa Família, Água para Todos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

Tem direito aos descontos de até 65%, os beneficiários de baixa renda que estejam inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC. Os descontos de até 100% são para famílias indígenas ou quilombolas, por faixa de consumo.

Em Pedreiras atualização e a inclusão no CadÚnico podem ser feitas no CadÚnico, na Rua Geremias Caldeiras nº 110, próximo à Praça do Jardim . Após a regularização do cadastro, o beneficiário pode solicitar a participação no programa nas agências de atendimento da Cemar.

Na programação consta ainda o lançamento das campanhas dos programas “Tarifa Social de Energia Elétrica”, “Mulheres Gestantes do Bolsa Família tem direito ao Benefício Variável Gestante”, “Frequência Escolar de crianças e jovens beneficiarias do Bolsa Família: estratégias de acesso e permanência na sala de aula”; além da palestra “Transparência e Controle Social”, com o Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior.

No segundo dia (10/09), a partir das 9h, a socióloga Leticia Bartholo ministrará palestra sobre o Programa Bolsa Família “15 anos de Inclusão e Cidadania”; além de mesas com os temas: O Cadastro Único e seus efeitos na política Pública de acesso a programas sociais, com Bruna Bastos, coordenadora geral de Gestão de Processo de Cadastramento – Cadastro Único do Ministério da Cidadania; As condicionalidades do Programa Bolsa Família na ruptura do ciclo Interageracional de pobreza, com Eduardo Pereira – Diretor das Condicionalidades do SENARC – Secretaria Nacional de Renda – Ministério da Cidadania; Índice da Gestão Descentralizada – IGD/Instrumento Intersetorial da rede colaborativa de Gestão do Programa Bolsa Família, com Gláucio Cardoso – Chefe da Divisão de Gestão Descentralizada – Secretaria Nacional de Renda – Ministério da Cidadania.

Continua depois da publicidade:
Avenida Rio Branco - Pedreiras - Ma
A partir das 14h, a programação segue com mesas sobre Desafio nas Trajetórias Escolares de Crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, em suas desigualdades e suas diversidades, com Simone Medeiros, coordenadora Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar Ministério da Educação; Estratégias do acompanhamento as famílias pobres e extremamente pobres, na garantia da sua autonomia e oportunidades, com Heloiza Egas, diretora do departamento de Proteção Social Básica – Ministério da Cidadania; O papel do setor SAÚDE no Programa Bolsa Família: histórico, resultados e desafios para o Sistema Único de Saúde, com Maria Fernanda Morati, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição – Ministério da Saúde.

Encerrando o encontro, representantes da Sedes, Cemar e Famem ministrarão palestra sobre a Campanha Tarifa Social de Energia Elétrica, e a secretaria adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, falará sobre o Programa Bolsa Família “15 anos de Inclusão e Cidadania”.
*com informações adicionais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social






 Publicidade:
Rua Miguel Atta - Pedreiras - MA