Mesmo que todos os malefícios do cigarro tenham se tornado um conhecimento popular, ainda existe uma boa parte da população que fuma.

Muitos já tentaram abandonar o vício, mas não conseguiram – o que é muito comum. Talvez, a maioria destas pessoas não saiba que existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar as “recaídas” do cigarro.

A seguir, confira dicas simples que poderão mudar a sua vida!


1) Buscar ajuda médica

O médico é o profissional ideal para lhe ajudar neste processo, e inclusive para avaliar todos os malefícios que o cigarro já trouxe sobre a sua saúde.

Quando necessários, serão indicados tratamentos com medicamentos para auxiliar no abandono do vício. Portanto, busque um médico de sua confiança para auxiliar no processo.

2) Inicie uma atividade física

Alguns estudos científicos mostraram que a atividade física pode ser uma boa aliada no abandono do tabagismo, principalmente pelo fato de “alterar” os centros de recompensa do cérebro.

Em termos gerais, pode-se dizer que o prazer do cigarro será “substituído” pelo de praticar um exercício, o que irá ajudar.

3) Tome muita água

Além de manter o organismo hidratado, tomar muita água tem efeito sobre o desejo de fumar. Isso pode ainda ser mais eficaz se houver o consumo de frutas, visto que estas são ricas em fibras, e provocam a sensação de saciedade – que acaba por “substituir” a dependência do tabaco.

4) Cuide da sua alimentação

Muitas pessoas têm medo de parar de fumar, pois sabem que há uma grande chance de ganhar peso durante o processo. Infelizmente isso é verdade, mas o impacto pode ser amenizado se os cuidados ideias forem tomados.

Cuidar da alimentação é um ponto ideal, e isso pode ser feito com o auxílio de um nutricionista. Além das frutas, que já foram discutidas anteriormente, existem outros alimentos que também promovem a saciedade e retiram o desejo intenso do cigarro.

5) Troque experiências

Busque conversar com pessoas que passaram pelas mesmas dificuldades que você, e acabaram conseguindo abandonar o cigarro. Trocar ideias e experiências é fundamental, principalmente para incentivar no processo.

Ter apoio de amigos e familiares também é fundamental, afinal trata-se de um processo complexo, e você precisará traçar suas metas e objetivos para conseguir!

Agenda Semanal:
Avenida Rio Branco - Pedreiras - MA