A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Planejamento/Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE - MA, ofereceu várias oficinas e palestras gratuitas, além de atendimentos e consultorias. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira (20/05) e se estenderam até sexta-feira (26), com um curso/oficina diferente a cada dia, ministrados pela consultora Rita Maria do Nascimento, do SEBRAE - MA.

Segunda-feira (20/05) - No primeiro dia o tema “SEI COMPRAR”, abordou o grande desafio de fazer boas compras, o quanto é essencial tanto para comerciantes quanto para prestadores de serviços. Aliando preço e qualidade, é possível proporcionar aos clientes negócios excelentes, sem prejudicar a lucratividade.
Continua depois da publicidade:
Avenida Rio Branco - Nº 691 - Pedreiras - MA
Terça-feira (21/05) - O segundo dia teve como proposta central falar sobre “COMO AUMENTAR SUAS VENDAS”. Na oportunidade foi destacado que nenhum empreendimento sobrevive à ausência de clientes e que muitos empreendedores não sabem como aumentar suas vendas porque simplesmente não entendem de que modo fazê-las e como utilizar os recursos de marketing no alcance de seus objetivos.


O evento que teve parceria com o Banco do Nordeste do Brasil/CrediAmigo, contou ainda com a presença do Coordenador de Unidade da instituição, José Rodolfo Pereira de Moraes, que na ocasião apresentou as linhas de crédito disponíveis aos microempreendedores e associados ao crédito. O CrediAmigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado.

Quarta-feira (22/05) - O terceiro dia das Oficinas da Semana do MEI em Pedreiras, teve como proposta central falar sobre “COMO CONTROLAR MEU FLUXO DE CAIXA”. Na oportunidade foi destacado que a gestão eficiente do negócio é tão importante quanto desenvolver ou entregar para o mercado um produto de qualidade. Para manter a saúde financeira do seu empreendimento e evitar surpresas desagradáveis, é fundamental saber como controlar o fluxo de caixa, registrando entradas e saídas de dinheiro no dia a dia.



O FINSOL, através da gerente da unidade de Pedreiras, Suyene Kelly Pires da Silva e o gerente Regional do Maranhão, Antônio Alan Melo, apresentaram a empresa  discorreram sobre os impactos socioeconômicos e os produtos oferecidos pela empresa, assim como as linhas de crédito disponíveis aos microempreendedores e associados ao crédito.

Quinta-feira (23/05) – O quarto dia teve como proposta central fala “ Como Unir forças para Crescer”. Na oportunidade foi destacado que para se manter um negócio no mercado bastante competido é necessário que haja união aos desenvolvimentos das atividades da empresa tanto na parte dos seus administradores quanto aos seus colaboradores, assim mostrando que podemos alcançar as metas.

O evento teve parceria com a Financeira Ceape, através de sua representante Milena da Silva Sousa, que falou sobre suas linhas de créditos, afirmando que são melhores e variadas de acordo com cada categoria de investimento tanto jurídica com física, desde que seja comprovada sua renda, disponibilizando até mesmo capital de giro para seu investimento para pagar suas dívidas, disponibilizando de valores de 1mil até 20 mil reais.



Sexta-feira (24/05 - O quinto e último dia das Oficinas da Semana do MEI em Pedreiras teve como proposta central falar “Como Planejar meu negócio”. Na oportunidade foi destacado que todo empreendedor deve planejar-se antes de iniciar um novo negócio. Estruturar as ideias no papel, esta tarefa ajudará o empreendedor a controlar a ansiedade e o ímpeto de colocar o negócio em prática. Em linhas gerais, o planejamento deve definir o modelo do negócio, seu propósito e como o produto ou o serviço vai ser oferecido ao mercado.
A Agência de Cooperativa, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob),  participou com a gerente da agência de Pedreiras, Catherine Melo Mendes Reis, que fez uma  pequena apresentação de como funciona a instituição que tem  4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.


Números da Semana do MEI
20/05 - “SEI Comprar” - participação de 55 pessoas;
21/05 - “Como aumentar suas vendas” -  52 participantes;
22/05 - “Como controlar meu fluxo de caixa” -  51 participantes;
23/05 - “Como unir forças para crescer” -  53 participantes;
24/05 -  “Como planejar o meu negócio” - participação de 55 pessoas.

Ainda foram realizadas 04 formalizações; 11 consultorias na Sala do Empreendedor e a equipe fez visita a 03 empresas. Durante toda a semana, a Sala do Empreendedor  alcançou ampla procura para tirar dúvidas e resolver problemas dos MEI.











Publicidade:
Rua da Independência - Nº 244 - Pedreiras - MA