CBM-MA e Defesa Civil trabalham em municípios afetados pelas chuvas no Maranhão

13ªCIA/6ºBBM-Trizidela do Vale-MA Foto: Wellington Oliveira.

Como forma de reduzir os transtornos à população e atender às ocorrências relacionadas ao intenso período chuvoso, registrado em toda a região metropolitana de São Luís e em alguns municípios do estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) intensificam ações de intervenção e prevenção nas regiões mais castigadas pela ação das fortes chuvas.

Continua depois da publicidade:

Casa dos Eletrônicos / Pedreiras - Ma.

Além da atuação na grande ilha de São Luís, as equipes concentram esforços em pelo menos onze municípios que sofrem com inundações, e alagamentos. Trizidela do Vale, Pedreiras, Alto Alegre do Pindaré, Santo Amaro, Santa Helena, Barreirinhas, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Turilândia, Bacurituba, Buriticupu são algumas das cidades em que a CEPDECMA destinou equipes para auxiliar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nas ações de resposta a possíveis desalojados ou desabrigados.

 Em Trizidela do Vale, cidade onde está instalada a 13ª Companhia de Bombeiros Militar (13ª CIBM), uma equipe de Pronta intervenção foi enviada para reforçar o atendimento aos afetados pelo aumento do nível do rio Mearim, que na manhã desta quarta-feira chegou ao patamar de 6,30 m, representando um alerta para toda a região.
No município de Boa Vista do Gurupi, o prefeito decretou situação de emergência, já que o grande aumento do volume do rio Gurupi afeta centenas de pessoas. As famílias estão sendo removidas da área inundada e abrigadas em três escolas da cidade.
Em  Santa Helena, a elevação do volume do rio Turiaçu provocou alagamentos em alguns povoados afetando 120 pessoas, o município também decretou situação de Emergência.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão, durante o ano inteiro, busca identificar as possíveis áreas de risco do estado e promove capacitações dos agentes que devem atuar na condução dos desastres e nas primeiras ações de resposta à comunidade afetada.

Com a chegada do período chuvoso, a CEPDECMA mobiliza equipes para atuarem nos locais impactados, auxiliando na operação de remoção das pessoas e participando do planejamento de ações juntamente ao executivo municipal a fim de amparar as vítimas dos desastres.

Confira algumas dicas dos Bombeiros e da Defesa Civil para evitar acidentes durante esse período Chuvoso:
– Evite sair de casa em dias de chuvas intensas;
– Nunca acesse ruas em que o nível da água já tenha alcançado altura do meio-fio, nem trafegue em vias com declives acentuados, sobretudo as que ficam próximas de rios e córregos;
– Desligue equipamentos elétricos da tomada;
– Quando estiver na rua, procure abrigo imediatamente;
– Não fique embaixo de árvores, estruturas metálicas ou similares.
Cuidados no trânsito durante as chuvas:
– Redobre a atenção no trânsito. Mantenha os faróis do carro acesos e diminua a velocidade;
– Se o nível da água acumulada nas ruas atingir a altura correspondente à metade da roda do veículo, cuidado! Isso é um sinal de perigo. A água pode danificar o funcionamento do motor, deixando os ocupantes ilhados;
– Caso você fique preso no interior de um veículo e cercado por água em volume crescente, peça apoio do Corpo de Bombeiros (ligue 193).
– Durante uma enxurrada, não abra as portas, você pode ser arrastado pela correnteza. Mantenha os vidros abertos antes que eles sejam danificados por uma possível pane elétrica. Solte os cintos de segurança, retire as crianças das cadeirinhas e do bebê conforto.




Fonte: CBM - MA.

 

Postar um comentário

0 Comentários